segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pudim de Leite Condensado

Bom dia,
Vou postar hoje a receita do pudim de leite condensado que eu aprendi a fazer. A receita é desse blog aqui que eu sou fã (http://thecookieshop.wordpress.com/2012/12/20/a-minha-vizinha-e-uma-receita-de-pudim-de-leite-condensado-sem-furinhos/pudim-sem-furinhos-low/)!
Não dá para explicar o quão bom ele fica, só experimentando.
Quando eu faço meu pai janta pudim rsrs Acho que não tem quem não goste desse doce.
Espero que gostem.
Beijos,
Catê.


Ingredientes
1 xícara de açúcar
6 gemas
2 latas de leite condensado
2 latas (a mesma do leite condensado) de leite integral, mas com um dedo menos
1 pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Modo de Fazer
Preaqueça o forno a 200°C. Coloque uma assadeira funda na grade do meio do forno para fazer um banho-maria.
Numa forma para pudim de 20cm de diâmetro, coloque o açúcar e leve diretamente ao bico do fogão para caramelizar. Cuidado que a forma fica muito quente. Quando estiver com aquela cor âmbar característica de caramelo, retire do fogo e vá virando a forma para caramelizar o fundo e as laterais.  Deixe o caramelo esfriar um pouco.
Numa tigela média, desmanche as gemas com um fuet. Junte o leite condensado, o sal e a baunilha e misture bem. Junte o leite e misture até ficar completamente homogêneo.
Transfira essa mistura para a forma caramelizada, passando por uma peneira.
Cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria por mais ou menos 1 hora (o meu ficou 1h30min), ou até firmar (teste com uma faquinha, se sair seca está pronto).
Espere esfriar e deixe na geladeira por umas 6 horas. Para desenformar, passe uma faca pelas laterais da forma para soltar o pudim. Se estiver difícil de sair, coloque a forma direto sobre o fogo por alguns segundos para derreter um pouco a calda, e vire num prato grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário